quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Reflexões sobre a televisão e uso do computador

Ao ler os artigos dos professores Waldemar Setzer e José Manuel Moran fiquei um pouco chocada, ou seria assustada, diante do radicalismo com que combatem a televisão e o uso do computador, especialmente por crianças. Não posso dizer que sou uma pessoa muito moderna, aliás, em alguns aspectos, até me considero um pouco antiquada. No entanto, procuro sempre ser razoável, pois sei que as mudanças na sociedade acontecem, já que o mundo vai evoluindo. Muitas mudanças, que são inevitáveis, são para melhorar nossa vida, propiciando mais conforto e bem-estar; outras, são prejudiciais.
Com relação ao uso do computador, fui resistente no início, mas percebi que se não posso ir contra ele, tenho que me aliar a ele e tentar utilizá-lo em benefício próprio. Acredito que em tudo na vida não se pode cometer exageros, pois todo excesso é prejudicial. O uso do computador indiscriminadamente, ou seja, pessoas “viciadas” na internet sofrem prejuízos. Sou contrária, por exemplo, ficar batendo papo através de uma máquina, quando podemos encontrar pessoas, fazer amigos e conversar com eles ao vivo. Porém, quando temos amigos ou parentes distantes o computador permite que entremos em contato com eles diariamente, o que não seria possível, ou teria um custo muito elevado, para quem não dispõe desse recurso. Além disso, fazer pesquisas, atualizar-se, ter informações pela internet facilita e muito a nossa vida. Mas isso não deve nos impedir de ler um bom livro, assistir a noticiários e bons documentários, ler jornais e revistas. Enfim, precisamos encontrar o “meio termo”. Com crianças, deve acontecer o mesmo. Não podemos negar que existe o computador e que ele faz parte do dia a dia de todos, além de atrair a curiosidade infantil. Precisamos é orientar e acompanhar a forma como as crianças o utilizam. Com a proibição, estamos instigando ainda mais a criança, pois o proibido é mais atraente e ela pode encontrar outras formas de usá-lo, sem a devida orientação.
Quanto à televisão, penso que o mesmo ocorre. Ela existe e não podemos negá-la. A maioria das pessoas tem acesso a esse meio de comunicação que tem suas vantagens e desvantagens. Basta apenas saber o momento de ligar e desligar o aparelho. Ela serve para lazer e informação. Existem muitos programas ruins, mas existem documentários, programas que trazem informação e entretenimento, além de nos fazerem refletir sobre situações que acontecem na sociedade. Muitas emissoras procuram cumprir seu papel social, servindo como alerta e procurando modificar atitudes. É claro que, há os que procuram manipular as pessoas em muitas situações e atrair a atenção do público para que este não “desgrude” do aparelho.
Na escola não podemos fechar os olhos e fazer de conta que nada mudou. Precisamos alertar sobre o uso excessivo desses meios (TV e computador), refletir e discutir com nossos alunos sobre programas e idéias difundidas e orientá-los para que não cometam excessos. Usar estes meios de forma consciente de forma a diversificar nossas atividades em sala de aula, tornando-as mais atrativas e produtivas.
Professora Cení Angela Krug

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Formação Continuada:Mídias e Tecnologia na Educação

Para o autor Setzer, no texto Professor combate uso precoce de computador,coloca que crianças só deveriam ter contatos com TV,jogos eletrônicos e computadores a partir de 17 anos. Na visão de Setzer, o computador forçaria e prejudicaria o pensamento intelectual do jovem.
Segundo Waldemar Setzer ,no texto TV e violência: um casamento perfeito. Destaca que a televisão não deveria ser utilizada nas nossas residências, porque permite a entrada da violência através dos meios de comunicação, destruindo a vida familiar, deixando as crianças violentas. Afirma também que as crianças deixam de ser infantis, queimando esta etapa da inocência.
Para contrapor esse radicalismo extremado de Setzer, o autor José Manuel Moran afirma que a escola educa, mas muito distante da realidade e intelectualizada .A escola em geral é muito cansativa, e o papel do professor neste caso é utilizar da mídia como TV, vídeos para sair da abstração para se chegar perto do concreto em suas aulas.Nesse caso, os meios tecnológicos são aliados pedagógicos para inovar e fazer as aula ficarem mais atraentes e construir conhecimentos significativos
Em minha opinião, a visão de Setzer é radical. A televisão, vídeo e internet pode ser usada por crianças desde que haja limites na escola e em casa pelos pais. Na educação, ela pode ser explorada para distinguir o bem do mal,e como material pedagógico.
Rita Maria de Souza

sábado, 24 de novembro de 2007

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO -



Historicamente, a preocupação com a educação sempre esteve a cargo e a disposição de grupos privilegiados que ditam as normas e estabelecem o que é necessário que se aprenda.
Neste sentido, a tecnologia entendida como “artefato, cultura, atividades com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus processos etc” não é diferente na medida em que esteve restringida aos interesses e objetivos voltados a esses interesses.
As transformações inerentes ao processo tecnológico da mídia de massa não parou, e, especificamente nos dias atuais a criação de “espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagens, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras” forçam de maneira decisiva a ruptura de paradigmas, sinalizando que a educação sistematizada precisa acordar e caminhar ao lado das ditas “tecnologias” que nos são apresentadas diariamente.
Teorias dão conta dos males que a revolução tecnológica impõe ao desenvolvimento integral da criança e adolescente, por outro lado teorias também dão conta de afirmar que a revolução tecnológica colabora em muito com o desenvolvimento integral dessa mesma criança e adolescente.
Pois bem, a utilização das tecnologias sempre fez parte do cotidiano do profissional da educação, porém as tecnologias evoluíram e esse profissional parece perdido, talvez sem o tempo necessário para adentrar e estabelecer normas específicas próprias de como utilizá-las e trazê-las como mais uma aliada.
A utilização está restrita aos meios, digamos, mais tradicionais.
Lidar com as informações e entretenimentos estruturados em computadores ainda é privilégio de alguns e requer quebra de paradigmas e até mesmo uma visão holística da “democratização’ das ditas “Tecnologias de informação e comunicação na educação”.

Professora Maria Célia

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Midias na Educação




Apresentação: Rita Maria de Souza, professora responsável pelo Laboratório de Informática da Escola Professor João Batista. Estou no curso de Formação Continuada Tecnologias da Educação. Feliz da vida e aberta para novos conhecimentos .

AMIGOS DA TECNOLOGIA


OI COLEGAS SOU SANDRA REGINA ESTOU AQUI PARA APRENDER UM POUCO MAIS COM VOÇÊS.
ESPERO PODER AJUDA-LOS COM UM POUCO DO CONHECIMENTO QUE TENHO.

Chegamos galera!


Olá pessoal! Estamos por aqui começando o curso de formação continuada: Mídias e Tecnologia na Educação. Estaremos por aqui por esses próximos dias.

Agradecemos a oportunidade e o apoio dado pelo CEFAPRO através da Professora Marilda Finotti.

Abraços.

José Theorge e Maria Célia da Escola "29 de Novembro"

Identificação


Sou Azenate Fernandes de Carvalho, tangaraense, professora na Escola Estadual 13 de Maio, estou iniciando a Formação Continuada "Novas Tecnologias na Educação".

Apresentação


Elariana Barros

Sou secretária da Escola Estadual Profesor João Batista, há sete anos.

Estou iniciando esta formação com expectativa de adquirir novos conhecimentos e compratilhá-los com os colegas da escola. Estou sempre em busca de novas aprendizagens, precisamos nos atualizar para continuarmos progredindo.

Apresentação


Cení Angela Krug

Trabalho na E.E.Ver. Ramon Sanches Marques desde que iniciei minhas atividades neste estado.
Sou habilitada em Letras. Atualmente estou na direção da escola, desde 2004. Agora estou iniciando uma nova experiência: o uso da tecnologia e mídia na educação. Estou um pouco apreensiva e ansiosa, pois espero ter bons resultados e aplicar os conhecimentos e discussões na escola. Conto com vocês para obter o melhor aproveitamento possível.